Labdemon na Mídia
Labdemon na Mídia

2014:

  • O Laboratório Multidisciplinar de Ciências da Escola Maria Araújo de Figueiredo, participou da primeira vista técnica do Grupo de Iniciação Científica (GIC) Transformando com Ciências no período 16 de Junho de 2014. Na oportunidade foi visitado o Laboratório de Demonstrações da UFPA, projeto ligado à faculdade de Física da referida universidade, que tem como um dos objetivos contribuir para a melhor formação de alunos do ensino médio e fundamental, despertando o interesse pelas Ciências (mais especificamente pela Física) de uma maneira criativa e estimulante. 36 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer vários conceitos físicos a partir da execução e explicação de experimentos demonstrativos. Em vários momentos foram realizados experimentos em que os estudantes puderam interagir com os aparelhos e entender melhor o princípio envolvido nas atividades.

2013:

  • Blog Comunidade da Escola Magalhães Barata: No dia 10 de Novembro de 2012 os alunos das turmas 3M1,3M2,3M5 da Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata - Belém - PA, estiveram no Laboratório de Demonstrações de Física (Labdemon)  da UFPA, acompanhadas pelo Profº Adailton, para  conhecer o ensino de Física de maneira prática e divertida.
  • O sítio www.encantatur.com.br,  Novembro de 2013, enfatizou o Projeto Laboratório de Demonstração da UFPA que realiza apresentações para as escolas de ensino fundamental e médio, que torna a Física menos complicada e mais divertida. "É um verdadeiro incentivo para os alunos construírem seus próprios experimentos com material de baixo custo, facilitando o ensino e a aprendizagem nas diversas áreas da Física, para tornar as aulas mais interessantes e estimulantes", reforçou o próprio sítio.
  • As Organizações Rômulo Maiorana de Comunicações (ORM), por intermédio do seu sítio, exibiu matéria no dia 24 de Outubro de 2013 da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Hangar - Centro de convenções, na qual destacou a presença do Laboratório de Demonstrações da Universidade Federal do Pará (Labdemon-UFPA), onde mais de 10 mil pessoas visitaram o stand. Turmas de estudantes de escolas públicas, particulares e comunidade em geral, conheceram os diversos experimentos físicos interagindo com os mesmos.
  • O projeto Ciência na Ilha é um evento realizado pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará como uma das ações do projeto Clube de Ciências da UFPA. A primeira edição aconteceu em 2006 na ilha do Combú (Belém, PA). De lá pra cá já foram realizados mais quatro edições na ilha de Cotijuba (Belém-PA). Além da equipe do Clube de Ciências da UFPA, o evento tem contado com as parcerias dos projetos como o Laboratório de Demonstrações (Labdemon), o Núcleo de Astronomia (Nastro).

2010:

  • Os professores da disciplina de Ciências Naturais - Campus UFPA - Breu Branco, visitaram no dia 27 de Agosto de 2010, os Laboratórios de Demosntrações de Física e o Núcleo de Astronomia, ambos projetos da Universidade Federal do Pará. A visita proporcionou mais conhecimento aos professores que interagiram com os experimentos de baixo custo e idustrializados, por conseguinte, O Labdemon (UFPA) veio a contribuir no conhecimento e enriquecer para a melhoria da Educação no Município de Breu Branco.

2009:

  • Abaetetuba recebeu a Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura, no período de 15 e 16 de setembro de 2009; mais de 2.300 estudantes puderam conferir várias atividades científico-tecnológicas, como palestras e exposições, apresentadas por instituições de ensino do Estado. A novidade desta feira, foram as atividades apresentadas pelo Laboratório de Demonstrações de Física da Universidade Federal do Pará (Labdemon-UFPA). O grupo apresentou seminários com os temas “Terremotos: suas causas e conseqüências” e “Estrutura Atômica”. Exposições e experimentos para explicar os conceitos de eletromagnetismo, Mecânica, Óptica e Térmica, também foram apresentados pelo grupo.
  • Os alunos do 2º e 3º anos, ensino médio, turno da tarde, Escola Raymundo Martins Vianna, orientados pela Profª. Esp. Daliana Castro, visitaram no mês de Setembro de 2009, as dependências do Laboratório de demonstrações - Faculdade de Fisica - UFPA. Essa parceria veio contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes utilizado o espaço do Labdemon (UFPA), o qual possibilitou a compreensão de conceitos físicos através da experimentação. A visita teve como objetivo estimular a curiosidade e vontade de vivenciar a Física, possibilitou atividades que utilizaram materiais de baixo custo, esse tipo de metodologia permitiu que os estudantes percebessem mais facilmente a Física em seu cotidiano.
  • A Unidade Seduc nas Escolas (USE IV) em parceria com os projetos: LABDEMON, FISESCOLA E MINF, da Universidade Federal do Pará, realizaram no dia 27 de Maio de 2009, apresentações educacionais de experimentos físicos nas escolas que compõem a USE IV, como objetivo, fora alcançado a pratica interativa com os discentes ligados a fenômenos da Física no cotidiano.

2008:

  • 13ª Feira de Ciência do Estado do Pará - Tema: "Utilização de experimentos simples e de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem de Ondulatória e Acústica na Educação Básica". Período: 21 a 23 de outubro de 2008. Apresentação em stand. Equipe Participante: Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino e Letícia Gonçalves Pureza. Local: HANGAR – Centro de Convenções– Belém – PA.
 


Projetos Parceiros

Banner