Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eletricidade e Magnetismo > Eletrização de canudinhos (Furukawa).
Início do conteúdo da página
Eletricidade e Magnetismo

Eletrização de canudinhos (Furukawa)


Descrição e conteúdos abordados

Demonstrações sobre eletrização por atrito e forças de atração e repulsão entre corpos eletrizados. Atritar um canudo com papel toalha, repetidas vezes. Caso o ambiente esteja úmido, usar o ar quente de um secador de cabelos para secar os canudos e também o papel toalha. Após eletrizar, apoiar o centro de gravidade do canudo sobre a tampa de uma garrafa pet, para que ele fique em equilíbrio na horizontal e possa girar com pouco atrito. Aproximar a mão da parte eletrizada do canudo e observar as forças de atração, que fazem o canudo girar, sem encostar. Pode-se demonstrar a presença de um campo de forças de ação à distância, que é o campo elétrico gerado pelas cargas do canudo.

Como a mão está neutra, haverá indução de cargas de sinal contrário mais próximas das cargas do canudo e, por isso, sempre geram forças de atração, não importando o tipo de carga. Para observar forças de repulsão, é necessário eletrizar um segundo canudo, também com papel toalha. Aproximando as partes eletrizadas dos canudos, pode-se observar forças de repulsão entre eles devido às cargas de mesmo sinal dos dois canudos.


Material Utilizado

  • 2 canudos de refresco
  • Garrafa pet com tampa
  • Papel toalha

Equipamento contruído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página