Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eletricidade e Magnetismo > Eletróforo (Furukawa)
Início do conteúdo da página
Eletricidade e Magnetismo

Eletróforo (Furukawa)


Descrição e conteúdos abordados

Ao atritarmos vigorosamente a placa de PVC com papel toalha ocorre o processo de eletrização por atrito. O atrito se feito de forma vigorosa, favorece o contato muito próximo entre os elementos e pode ser suficiente para que haja transferência de elétrons entre os materiais em contato. O corpo que perdeu elétrons fica eletrizado positivamente enquanto que o corpo que recebeu esses elétrons fica eletrizado negativamente. No caso deste experimento, a placa fica eletrizada negativamente e o papel fica com excesso de cargas positivas.

Etapa 1: A placa de PVC está eletrizada (negativamente), enquanto que o eletróforo (forma de pizza) está descarregado ou neutro.

Etapa 2: Quando colocamos o eletróforo sobre a placa de PVC haverá polarização das cargas, pois as cargas negativas da placa de PVC irão repelir as cargas negativas do alumínio, fazendo com que a parte inferior da forma de pizza fique com excesso de cargas positivas, como mostra o desenho abaixo. Este processo é chamado de INDUÇÃO. Entretanto o eletróforo ainda não está carregado ou eletrizado.

Etapa 3: Para eletrizarmos o eletróforo devemos aterrar a superfície superior da bandeja, encostando a mão sobre ela. Como a superfície superior está com excesso de elétrons, a nossa mão faz o papel de terra, ou seja, retira esses elétrons em excesso, neutralizando a superfície superior. Depois é só desencostar a mão da bandeja, mantendo o eletróforo ainda sobre a placa de PVC.

Assim, após estes procedimentos, o eletróforo estará carregado com cargas positivas. Esse método de eletrização da bandeja foi por indução e aterramento.

Por acumular maiores quantidades de cargas, o eletróforo é considerado uma máquina eletrostática, que pode ser usado em diversos experimentos, tais como eletroscópio, garrafa de Leyden, efeito pontas, gaiola de Faraday, etc.

Caso o ambiente esteja úmido, será impossível de eletrizar, tanto a placa de PVC quanto a bandeja. Por isso, é essencial o uso de um secador de cabelo, para secar o papel toalha, a placa de PVC e também a bandeja. 


Material Utilizado

Equipamento contruído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em Português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página