Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eletricidade e Magnetismo > Eletroscópio (Furukawa)
Início do conteúdo da página
Eletricidade e Magnetismo

Eletroscópio (Furukawa)


Descrição e conteúdos abordados

O eletroscópio de folhas é um instrumento para detectar a presença de cargas eletrostáticas. As folhas de papel alumínio devem estar suspensas com o mínimo de atrito, já que as forças eletrostáticas são bem fracas. Com ele podemos demonstrar os métodos de eletrização: por contato, por indução, por ionização (efeito pontas). Também pode ser usado para demonstração do efeito fotoelétrico.

O eletroscópio pode ser usado numa demonstração muito interessante sobre efeito pontas: Aproximando o eletróforo de Volta eletrizado sobre o eletroscópio, podemos ver as folhas se abrirem por causa da indução de cargas. Porém, se o eletróforo for afastado, as folhas do eletroscópio se fecham, ou seja, ele não adquiriu cargas. Conectando uma agulha no eletroscópio, com a ponta para cima e aproximando o eletróforo, podemos ver que as folhas se abrem, mas desta vez, não fecham, mesmo afastando o eletróforo. Ou seja, o eletroscópio adquiriu cargas do eletróforo através da ionização do ar, como ocorre com um para-raios e uma nuvem carregada.

Ilustra o poder das pontas na qual o campo elétrico é muito mais intenso na superfície pontiaguda da agulha, capaz de ionizar as moléculas do ar, rompendo a rigidez dielétrica. 


Material Utilizado

  • Pote de vidro
  • Fios rígidos de cobre
  • Borne
  • Placa de alumínio
  • Garra jacaré
  • Folhas de papel alumínio

Equipamento doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA.


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página