Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eletricidade e Magnetismo > Gerador gravitacional
Início do conteúdo da página
Eletricidade e Magnetismo

Gerador gravitacional


Descrição e conteúdos abordados

Girar a manivela acoplada ao gerador, para subir a garrafa, transformando trabalho mecânico em energia potencial. Em seguida, soltar a manivela deixar a garrafa descer, transformando a energia potencial em energia cinética que por sua vez, parte dela se convertendo em energia elétrica. A energia elétrica pode ser usada para ligar um rádio, que converte energia elétrica em energia sonora, ou ligar vários leds, que converte energia elétrica em energia luminosa.

Este experimento mostra as várias transformações de energia e também a lei da conservação de energia. Quando os terminais do gerador estão em aberto, ou seja, nenhum aparelho elétrico ligado, a garrafa cai com maior velocidade. Mas, quando há consumo de energia elétrica, a garrafa cai com menor velocidade, ou seja, para que haja conservação de energia, a geração de energia elétrica ocorre às custas da diminuição da energia cinética e a garrafa cai mais lentamente. Também pode ser explicado por meio da lei de Lenz, ou seja, dentro do gerador, a variação do fluxo de um campo magnético induz corrente num circuito fechado que por sua vez, gera um campo magnético que se opõe ao campo indutor, criando efeito de “freio” no gerador.


Material Utilizado

  • Garrafa pet com água
  • Gerador elétrico (motor de passo)
  • Polias
  • Suporte de ferro
  • Radio a pilhas
  • Leds ligados em paralelo e fios de ligação

Equipamento construído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em português

 

Artigos em outros idiomas

 

Vídeos em Português

 

Vídeos em outros idiomas

 

Fim do conteúdo da página