Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eletricidade e Magnetismo > Pêndulo eletrostático (Furukawa)
Início do conteúdo da página
Eletricidade e Magnetismo

Pêndulo eletrostático (Furukawa)


Descrição e conteúdos abordados

O pêndulo eletrostático também pode ser usado como um detector de cargas eletrostáticas ou de corpos eletrizados. Também pode ser usado para demonstrar o comportamento de um material condutor elétrico quando encosta em um corpo eletrizado: ao encostar, imediatamente adquire cargas de mesmo sinal e é repelido pelo corpo eletrizado, demonstrando a diferença entre materiais condutores e não condutores.

Pode-se também demonstrar o efeito “campainha”: inicialmente o pêndulo é atraído por um objeto eletrizado por causa da polarização das cargas. Ao encostar no objeto eletrizado, adquire a mesma carga e é repelido por ele. Porém, por estar carregado, é atraído por outro objeto neutro (por exemplo, a mão) e ao encostar, se neutraliza outra vez. E assim, o ciclo pode se repetir diversas vezes como uma campainha tocando entre dois sinos. Usando uma garrafa de Leyden carregada, pelo fato dela armazenar maior quantidade de cargas, o pêndulo eletrostático pode ficar por muito tempo executando estes movimentos de carga e descarga.

Até mesmo sem encostar um corpo eletrizado, pode-se carregar o pêndulo. Apenas pela aproximação, pode haver passagem de cargas através do ar, pela ionização causada pelo poder das pontas – por causa da espessura muito pequena do disco de alumínio cria campos elétricos muito intensos nas bordas.


Material Utilizado

  • Pêndulo feito com um pequeno disco de papel alumínio suspenso por linha fina de poliamida desfiada de meia feminina ou fio fino de cabelo
  • Suporte de arame de ferro em base de madeira

Equipamento construído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página