Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Experimentos > Itens Brinca Ciência > Levitação magnética - Brinca Ciência
Início do conteúdo da página
Eletricidade e Magnetismo

Levitação magnética - Brinca Ciência


Descrição

Este experimento consiste em Fazer um ímã levitar, que não é uma tarefa muito simples. Mesmo que haja forças de repulsão ou atração magnética que possam equilibrar o seu próprio peso, não é uma condição suficiente para o equilíbrio seja estável e estático ou seja, uma levitação de longa duração. Na verdade, é um tipo de equilíbrio instável, ou seja, qualquer perturbação, por menor que seja, faz com que o objeto caia. Seria como tentar equilibrar uma agulha em pé. Porém, podemos usar alguns “truques” para manter um equilíbrio estável numa levitação magnética. Um exemplo seria posicionar ímãs com polaridades iguais, um em cima do outro, para que haja forças de repulsão entre elas. Nesta montagem há ímãs cilíndricos nas extremidades, dentro do tubo que levita. Na base abaixo dele também tem ímãs, nas duas pontas, de modo que na posição de equilíbrio haja forças de repulsão sobre o tubo, para cima (para equilibrar com o seu peso), nas duas laterais para o centro (para o cilindro não sair pelos lados e uma força para a frente, em direção ao apoio vertical, aonde a ponta se apoia. Graças a este apoio, pode-se obter um equilíbrio estável de levitação magnética.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar campo magnético de ímãs permanentes e/ou materiais magnetizados, polos de um ímã, atração e a repulsão entre polos magnéticos; amortecimento e levitação magnética.


Material Utilizado

Este equipamento/experimento é parte do projeto "Brinca Ciência", desenvolvido pela Associação Amigos da Ciência, em parceria com a Escola-Parque Sabina e a Prefeitura do Município de Santo André. O projeto "Brinca Ciência" incluiu a produção de um livro (em dois volumes), dois DVDs e kits de materiais para experimentos. Este conjunto foi distribuído para os professores das escolas da rede municipal de Santo André, e para participantes de oficinas.
O projeto "Brinca Ciência" teve como Coordenador Geral o Professor Aníbal da Fonseca Figueiredo.


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página