Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Física Térmica > Máquina de Heron (Furukawa)
Início do conteúdo da página
Física Térmica

Máquina de Heron (Furukawa)


Descrição e conteúdos Abordados

A máquina térmica de Heron, também conhecida como Eolípila, é considerada a primeira máquina térmica à vapor, documentada. Ela foi inventada por Heron de Alexandria, no século I d.c. É um exemplo de transformação de energia térmica em energia mecânica.

Modo de fazer: Aqueça balãozinho de vidro e mergulhe-o totalmente na água. Espere alguns instantes até que entre um pouco de água dentro do vidro. Seque o balãozinho e aqueça novamente, até que a água comece a ferver e mergulhe-o de novo, totalmente o balãozinho. Com água suficiente dentro do balãozinho, seque-o e coloque-o sobre a chama até que ele comece a funcionar.

Explicação: A água que há dentro do balãozinho, ao ser aquecida, muda de estado físico - de líquido para vapor -  aumentando seu volume em milhares de vezes. A tendência de aumento do volume faz com que a pressão também aumente, de forma que o vapor de água formado seja lançado para fora em alta velocidade, por causa da pequena abertura dos furinhos. Uma vez que o vapor é lançado para fora, pela lei da Ação e Reação, o vapor empurra os braços da máquina com a mesma força, mas em sentido contrário, fazendo com que se inicie a rotação.


Material Utilizado

  • Artefato feito em vidro borossilicato e suporte para sustentação. Espiriteira com álcool e reservatório com álcool.

Equipamento  contruído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página