Descrição
Deixamos cair gotas de corante, à temperatura ambiente, na parte central de dois pratos contendo uma pequena quantidade de água. Um destes pratos contém água quente (a uma temperatura maior que a do ambiente) e o outro contém água gelada (a uma temperatura menor que a do ambiente). A pequena espessura da camada de água nos pratos faz com que a energia cinética das gotas que caem sobre a parte central da superfície da água facilite a propagação radial do corante, em direção à borda de cada prato. A pouca profundidade facilita também a melhor visualização dos vórtices formados neste processo. Percebe-se a maior difusão na interface entre o corante e a água quente, fazendo o corante chegar mais rapidamente na borda do prato com água quente.
Conceitos e Princípios Físicos Abordados
Pode-se abordar temperatura, calor, difusão e convecção.
Materiais utilizados
- 1 prato branco
- Corante vermelho
- Conta gotas
- Água quente
- Água fria
Links Relacionados
Artigos em português:
- Porque é que o corante se espalha? - Sociedade Portuguesa de Física, Revista Gazeta de Física; v. 34. n. 3/4 (2011)
- Uma alternativa para ensinar e aprender um processo de difusão simples usando animações no Algodoo - Cardeno Brasileiro de Ensino de Física. v. 33. n. 2. (2016)
Artigos em outros idiomas:
- Lesson plan: diffusion. Biophysical society
- Physics in your glass: Racing Molecules. Learning how your world works, American Physical Society
Vídeos em português:
- Experimentando: Mistura e temperatura II / Mixing and temperature II - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)
- Difusão Molecular - Permanganato de Potássio (Frio Vs. Quente) - csr_ (YouTube)
- Difusão Molecular - Permanganato de Potássio - csr_ (YouTube)
Vídeos em outros idiomas:
- Diffusion Experiment - Ryan de Roo (YouTube)
- Diffusion in liquids - Department of Chemical Engineering, Lund University (YouTube)
- Convection versus diffusion - Department of Chemical Engineering, Lund University (YouTube)
- Convection AND diffusion. Department of Chemical Engineering, Lund University (YouTube)
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