Descrição e conteúdos Abordados
Colocar a placa fina de plástico sobre o copo com água. Em seguida, apoiar a mão sobre a placa e virar cuidadosamente, sem deixar a água cair. Com o copo virado na vertical, tirar a mão que apoia a placa. Surpreendentemente, a água não cai do copo. Como o copo tem formato de taça, pode-se prender a base do copo numa plataforma girante, na vertical, de ponta cabeça.
Quando o copo é virado, a tendência da água é cair, mas, pelo fato da placa ser fina e maleável, faz com que haja um pequeno aumento do volume do ar dentro do copo que provoca diminuição da pressão interna. Como a pressão atmosférica é extremamente alta (da ordem de 100.000 Pa), mesmo pequenas variações de pressão podem provocar forças capazes de “segurar” a água dentro do copo, até mesmo na vertical.
Se girarmos a plataforma, as forças de inércia da água (força centrífuga) produzem ainda mais aumento do volume do ar, diminuindo ainda mais a pressão dentro do copo. Porém, se exagerarmos na velocidade de rotação, as forças de inércia podem ser maiores do que as forças devido ás diferenças de pressão e a água poderá sair do copo.
Material Utilizado
- Copo em formato de taça com água
- Placa fina plana e maleável
- Plataforma girante de acrílico para segurar a base da taça.
Equipamento doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA.
Links Relacionados
Artigos em português
Artigos em outros idiomas
Vídeos em Português
Vídeos em outros idiomas
Redes Sociais