Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mecânica dos Fluidos > Copo de Pitágoras (Furukawa)
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Fluidos

Copo de Pitágoras (Furukawa)


Descrição e conteúdos Abordados

Esse experimento demonstra como funciona o sifão e as suas aplicações tais como em vasos sanitários, tanques e pias em geral.

Modo de fazer

Vá enchendo o copo aos poucos e observe o que acontece. Quando o nível da água ultrapassa a curva do vidro, a água começa a escorrer e não para mais, até esgotar toda a água. Como esse fenômeno é explicado?

Explicação

A água não para de escorrer quando o sifão é estabelecido por causa da diferença das pressões entre os dois lados abertos do copo.

Quando o copo não está completamente cheio, conforme Figura 1, a Pressão Atmosférica  atua em ambas as aberturas e a pressão é a mesma nas duas colunas de água.

Porém, quando o líquido ultrapassa a volta do sifão e começa a escorrer, é formada uma coluna de água (h2) maior da que está dentro do copo (h1), proporcionando uma diferença das pressões.

Pode-se observar que haverá movimento da água enquanto houver esta diferença nas pressões, ou seja, enquanto houver diferença nas alturas h2 e h1.


Material Utilizado

  • Copo feito com vidro borossilicato.

Equipamento  contruído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em Português:

Artigos em outros Idiomas:

Vídeos em Português:

Vídeos em outros Idiomas:

Fim do conteúdo da página