Descrição
Podemos abordar conceitos alguns conceitos abstratos de forma concreta. Por exemplo, o Mol, que é uma quantidade muito usada em química e física.
Demonstramos a quantidade de 1 mol de água, no estado líquido. Sabemos que 1mol de moléculas de água possui 1 mol de átomos de oxigênio e 2 mols de átomos de hidrogênio, formando H2O. Usando a tabela periódica, 1 mol de hidrogênio tem cerca 1 grama e 1 mol de oxigênio, tem cerca de 16 gramas. Dessa forma, 1 mol de H2O tem cerca de 18 gramas.
Como a densidade da água vale 1,0 g/cm3, 18 gramas de água ocupa um volume de 18 cm3 ou 18 ml. Essa é a quantidade de água dentro desse recipiente de vidro selado, ou seja, dentro dele tem aproximadamente 1 mol de moléculas de água.
Numa mudança de estado físico da água, por exemplo, de líquido para vapor, quantas vezes haverá aumento do volume de 1 mol de água?
Fazendo uma aproximação, considerando o vapor de água como gás ideal, o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás será de 22,4 litros, ou seja, a quantidade de água contida dentro deste vidrinho, quando passar para o estado gasoso, ocupará um volume mais de 1200 vezes maior!! Se isso acontecer, certamente o vidrinho irá explodir, podendo causar grandes destruições.
Este é o princípio usado nas máquinas térmicas (o poder do vapor): A água passando para o estado de vapor, aumenta o seu volume em mais de 1200 vezes, podendo gerar grandes pressões que possibilitam a realização de trabalho mecânico.
Conceitos e Princípios Físicos Abordados
O Mol, massa, volume, densidade, mudança de estado físico da água.
Material Utilizado
- Recipiente de vidro contendo 18 g de água.
Equipamento contruído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA.
Links Relacionados
Redes Sociais