Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mecânica dos Fluidos > Placas de Pressão
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Fluidos

Placas de Pressão


Descrição e conteúdos Abordados

Experimento para demonstração das forças devido à pressão atmosférica. As superfícies das placas devem estar bem limpas. Encostar uma placa em frente à outra, pressionando-as para retirar o ar entre elas. Em seguida, segurar nas cordas, uma de cada lado e tentar “desgrudar” as placas. Apesar de não estarem coladas com qualquer tipo de adesivo, as placas não se soltam quando puxadas pelas cordas.

Como quase não há ar entre as placas, a pressão atmosférica sobre elas gera forças extremamente altas (cerca de 100.000 newtons por metro quadrado).

Calculando-se a área do círculo das placas, pode-se determinar a força necessária para “desgrudar as placas”: Força = Pressão x Área. Por exemplo, se o disco tiver um raio de 40 cm, a força exercida pela pressão atmosférica nesta área será de aproximadamente 12.000 newtons, ou seja, o peso equivalente de uma massa de 12 toneladas!!


Material Utilizado

 

Equipamento  contruído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

 

Artigos em português

 

Artigos em outros idiomas

 

Vídeos em Português

 

Vídeos em outros idiomas

 

Fim do conteúdo da página