Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mecânica dos Sólidos > Lançamento horizontal
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Sólidos

Lançamento horizontal


Descrição do Experimento

Este equipamento, comercializado pela Azeheb, tem por objetivo promover simultaneamente a queda vertical e o lançamento horizontal de duas esferas idênticas, a partir de uma mesma altura em relação ao solo; evidenciando que o movimento vertical das duas esferas é independente do movimento horizontal, o que é verificado pelo mesmo tempo decorrido até ambas esferas atingirem o solo.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Neste aparelho uma esfera cai em queda livre enquanto a outra é lançada horizontalmente. As duas bolas atingem o chão ao mesmo tempo, demonstrando que a aceleração vertical é independente da velocidade horizontal. [1] Pode-se abordar movimento acelerado, aceleração da gravidade, queda dos corpos na vizinhança da superfície da Terra, movimento no plano, lançamento horizontal e independência dos movimentos.

[1] Texto retirado/adaptado do site Azeheb.


Material Utilizado

Equipamento industrializado, comercializado pela Azeheb, confeccionado em uma base de madeira, composto por:

  • bloco de madeira medindo (CxLxA) 188x60x34mm, montado com um mola, haste de ferro com pequena elevação na ponta e base de ferro com furos nas extremidades para o encaixe de duas esferas idênticas;
  • 02 esferas idênticas de metal com Ø15mm (15 mm de diâmetro).

Links Relacionados

Artigos em Português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em Português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página