Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Sólidos

Maçã de Newton


Descrição e conteúdos Abordados

Maçã falsa, de decoração ou enfeite. Foram introduzidos no interior da maçã, pequenos pesinhos de chumbo, de forma que a massa total chegasse a aproximadamente 102 gramas. Assim, o peso da maçã, levando em conta a aceleração da gravidade de 9,8 N/kg, é de 1 newton.

Usando a maçã para concretizar as unidades de força, pressão, trabalho e potência:
1 newton (N): Colocando a maçã sobre a palma da mão, pode-se sentir o peso de 1 N, ou a força necessária para sustentar um peso de 1 N.

1 pascal (Pa): Se o peso desta maçã for aplicado sobre uma superfície de 1 metro quadrado, a pressão será de 1 pascal.

1 joule (J): Se levantarmos esta maçã a uma altura de 1 m, o trabalho realizado sobre ela será de 1 joule. E se repetirmos este levantamento por 4 vezes, o “gasto” calórico será de aproximadamente 1 caloria (1 caloria = 4,18 joules).

1 watt (W): O trabalho de 1 joule pode ser realizado de forma rápida ou lenta. A rapidez com que um trabalho é realizado está associado com a sua potência. Quanto mais rápido o trabalho for realizado, maior a potência desenvolvida. Portanto, se o trabalho de 1 joule for realizado num intervalo de tempo de 1 segundo, a potência desenvolvida será de 1 watt (1 W = 1 J/s).


Material Utilizado

  • 1 maçã de decoração com massa aproximada de 102 gramas.

Equipamento construído e doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

 

Artigos em português

 

Artigos em outros idiomas

 

Vídeos em Português

 

Vídeos em outros idiomas

 

Fim do conteúdo da página