Página inicial > Mecânica dos Sólidos > Pêndulo de Newton - Escola Criativa
Mecânica dos Sólidos

Pêndulo de Newton - Escola Criativa

Descrição

Montagem que permite a ilustração das propriedades dos choques mecânicos entre esferas de mesma massa, como o princípio da conservação da energia e do momento linear. [1]

[1] Texto composto pelo fabricante do equipamento: Escola Criativa - Comércio e Serviços de Equipamentos Científicos Ltda.

Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Neste experimento são abordados conceitos de colisão, conservação da quantidade de movimento linear, conservação, dissipação, transformação de energia e leis de Newton.

Material Utilizado

Equipamento industrializado fabricado por Escola Criativa

Descrição Técnica: Equipamento com base em MDF revestido preto. Presas à base estão duas traves de alumínio que sustentam, através de cabos de aço, 5 esferas de resina de 52mm de diâmetro. O conjunto está montado de modo que quando uma esfera atinja um lado, uma esfera se desloca do lado oposto. Equipamento medindo 500mm x 350mm x 350mm. [1]

Links Relacionados