Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Sólidos

Pião


Descrição

O pião é um brinquedo muito antigo. Há registros arqueológicos evidenciando que ele já era usado há cerca de 3000 a.C., na região da Mesopotâmia. Nessa época os piões eram feitos argila. Posteriormente, no Egito foram encontrados piões feitos de madeira, datados de 1500 a.C. Trata-se de objeto cônico com uma ponta dura, que gira em torno do seu eixo, apoiado nesta ponta. Por causa do seu movimento de rotação, tende a conservar o momento angular, ficando em pé e desafiando a gravidade. Para iniciar o movimento de rotação, a maioria dos piões usa um fio enrolado no seu corpo, começando da ponta. Quando é lançado, o fio desenrola aplicando um torque no pião, fazendo-o girar. Ao cair com a ponta no chão, fica girando em pé, até que as forças de atrito e de arrasto com o ar provocam diminuição da velocidade angular, até cair. Existem outros tipos de piões, inclusive aqueles que podem ser girados com os dedos da mão.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar rotação, velocidade e aceleração angular, equilíbrio dinâmico, torque, momento angular, força peso, força de atrito, energia cinética de rotação e dissipação.


Material Utilizado

Objeto construído artesanalmente em grande quantidade.


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página