Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Óptica > Banco ótico giratório
Início do conteúdo da página
Óptica

Banco ótico giratório


Descrição do Experimento

Esta instalação permite o estudo do comportamento de raios luminosos paralelos incidindo sobre espelhos e atravessando lentes/dioptros de diversos formatos.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar: reflexão da luz no espelho plano e suas leis, raio incidente, ângulo de incidência e reflexão, reflexão da luz no espelho convexo, elementos geométricos de um espelho convexo, reflexão da luz no espelho côncavo, elementos geométricos de um espelho côncavo, ponto objeto e ponto imagem, imagem real e virtual, refração da luz e suas leis, ângulo de refração, ângulo limite, reflexão total, condições para ocorrer reflexão total da luz, decomposição da luz branca no prisma, desvio lateral, lentes esféricas lentes convergentes ou lentes divergentes, formação de imagens nas lentes convergentes, difração da luz, determinação de distância focal de uma lente convergente, determinação da distância focal de um espelho côncavo.


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página