Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Óptica > Disco de Newton a manivela
Início do conteúdo da página
Óptica

Disco de Newton a manivela


Descrição

No século XVII, o físico Inglês Isaac Newton, ao colocar alguns materiais refringentes (incluindo um prisma de vidro) no caminho de feixes de luz, pôde verificar que a luz branca do Sol é composta por várias cores. Este fenômeno da decomposição da luz, observado por Newton, é evidenciado também na natureza, no arco-íris. No experimento do "disco de Newton", é possível visualizar o fenômeno inverso. Para tanto, podemos fazer girar rapidamente um disco com segmentos compostos pelas diferentes cores do espectro visível, de forma que a combinação das cores é percebida, pela visão humana, como cor esbranquiçada.

Observação: Este equipamento pertence à E.E.E.M. Desembargador Augusto Olímpio - Nova Timboteua (PA). Estando avariado, foi trazido para reparos no Laboratório de Demonstrações da UFPA. Após ser consertado, foi devolvido para a Escola à qual pertence. Foram gravados vídeos de manutenção e funcionamento (relacionados abaixo) para facilitar a interação e manutenção deste equipamento.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar a teoria das cores, faixa visível do espectro eletromagnético, composição da luz branca e persistência da visão.


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página