Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Física Térmica > Ebulidor de Franklin com tubo horizontal
Início do conteúdo da página
Física Térmica

Ebulidor de Franklin com tubo horizontal


Descrição e conteúdos Abordados

Por que o líquido sobe ao segurarmos a parte inferior da ampola de vidro?

O líquido no interior da ampola (à base de álcool) sobe, pois ao segurarmos na parte inferior, aquecemos o vidro através do calor das mãos.  Esse aumento de temperatura provoca um aumento da pressão interna, fazendo com que o líquido suba (figura 1).

Este processo é similar ao que ocorre no “”. A diferença é a de que no passarinho, resfriamos a parte superior através da evaporação da água do feltro, ao invés de aquecermos a parte inferior.  Para verificarmos isto, basta que umedeçamos a parte superior do “tesômetro” com água, que logo o líquido deverá começar a subir (figura 2).

O “tesômetro” não funciona caso não haja diferença de temperatura entre as partes superior e inferior, pois neste caso, não haverá diferença nas pressões internas de ambas.  Isto pode acontecer, por exemplo, depois de segurarmos na ampola algumas vezes. Para que ele volte a funcionar, mergulhe a ampola na água, pois com isto, ele irá resfriar, voltando à condição inicial.

Enfim, o “tesômetro” é sensível à temperatura da mão que o segura: quanto mais quente (maior diferença de temperatura entre as partes) mais rápido o líquido irá subir.

Atenção!  Não aperte a ampola de vidro ao segurá-lo, pois ele é feito de vidro pyrex fino e frágil. Procure deixar longe do alcance das crianças.

Para iniciar o funcionamento da turbina a vapor, coloque um pouco de algodão embebido em álcool, no queimador embaixo da caldeira de vidro, e acenda o fogo.

Caso não haja água dentro da caldeira de vidro, basta aquecê-lo por alguns instantes e depois mergulhá-lo na água. O resfriamento faz com que a pressão interna diminua, fazendo a água penetrar para dentro da caldeira, através do furinho.


Material Utilizado

  • O ebuliômetro é feito em vidro borossilicato selado, contendo álcool no estados líquido e vapor.

Equipamento doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página